O primeiro JOGO de tabuleiro para fazer pacientes e profissionais caminharem JUNTOS para a "cidade do bem estar". 

João da Silva
Jogo Mapa do ConheceDOR!
Inicialmente esse jogo foi projetado para pessoas com dor lombar, porém pode ajudar pessoas com outros
tipos de dor crônica.

Existem evidências científicas atuais capazes de
mostrar que existem fatores que predispõe o início e a
persistência de uma dor lombar, assim como os aspectos
que parecem interferir na recuperação. Como seria se um paciente com dor conhecesse esses fatores dentro de um jogo? Essa foi minha pergunta à alguns anos atrás e depois de muita pesquisa e testes desenvolvi o primeiro jogo para ajudar pacientes a caminharem pela "cidade da dor" através de um jogo e desenvolverem recursos para aplicarem em suas vidas. 

Profissionais da saúde podem "guiar" pacientes em sessões em grupo ou individual para a cidade do bem estar. Esse jogo é a maneira mais didática e divertida que o profissional tem de utilizar educação em dor para seus grupos de pacientes. 
Ipad

QUER TER ACESSO AO JOGO?



COLOQUE SEU E-MAIL AQUI PARA RECEBER INFORMAÇÃO EM PRIMEIRA MÃO EM COMO BAIXAR O JOGO!

Imagem
Imagem
Imagem

Profissionais e pacientes tem usado o JOGO

Professores tem ensinado alunos conceitos do modelo biopsicossocial da dor.
 
Coordenadores de clinicas tem usado o jogo para treinar sua equipe para o manejo da dor.

Profissionais da saúde tem usado o jogo como uma opção de educação sobre dor aos pacientes.

Terapeutas tem associado o jogo à intervenções físicas e psicológicas para a dor.
"O jogo Mapa do ConheceDor é sensacional! Foi concebido a partir conceitos atualizados em relação a dor, que são didaticamente transmitidos de forma fácil e agradável. Acredito que tem um forte potencial para ser utilizado na educação de pacientes que vivenciam dor crônica, assim como pode fazer parte do conteúdo programático de cursos para profissionais da área de saúde. Entender e transmitir este raciocínio em relação a dor crônica fará a diferença na prática clínica de profissionais de saúde."

Fabricio Souza - Mestre em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo.

Participar do jogo foi uma experiência diferente e divertida. É uma forma inovadora de falar sobre dor com os pacientes. Tira o peso negativo e agrega incentivo. Acho que vale super a pena faze-los jogar. Creio que se sentirão compreendidos e ajudados, e ainda darão boas risadas.”

Priscilla Viana
 - Doutoranda em fisioterapia pela University of Newcastle, Sydney. Experiencia no tratamento de pacientes com dor lombar e cervical.

"Trata-se de uma experiência fantástica! Ao mesmo tempo que é muito lúdico apresenta muito embasamento teórico. Nós nos vemos diante de diversas situações cotidianas que podem acarretar e manter dor lombar. Aprendemos como lidar com essas situações da melhor maneira possível! Uma experiência fantástica onde o aprendizado de forma lúdica está sempre presente! Recomendo a todos experimentar - Mapa do ConheceDOR”

Rafael Pimenta - Mestre em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo.

COMO ESTE JOGO FUNCIONA?

  • 1- Jogue o dado
    O jogo pode ser jogado por até 4 pessoas
    1
  • 2- A cada parada nas casas do tabuleiro o jogador tira uma carta que pode representar uma ameaça ou um recurso. 
    As ameaças aumentam a sensibilidade do sistema nervoso e fazem o jogador caminhar mais em direção à "cidade da dor". Os recursos reduzem a sensibilidade do sistema nervoso e fazem o jogador a sair da "cidade da dor" e se aproximar da "cidade do bem estar".
     
  • 3- O jogador que chegar primeiro na "cidade do bem estar" ganha o jogo... mas o jogo não termina.
     

  • 4- O jogador que ganha o jogo continua jogando ajudando os outros jogadores
    O ganhador torna-se guia para a cidade do bem estar" ajudando os outros jogadores a obterem mais recursos para sair da "cidade da dor". 

"Os resultados tem sido surpreendentes, uma vez que a visualização do mapa traz clareza dos caminhos percorridos. O trabalho do Rodrigo é muito incrível e de uma abrangência impressionante".

O povo precisa conhecer abundantemente o seu trabalho. O "Mapa da Dor" , nos orienta quais caminhos seguir para chegar a melhora. Nunca havia visto informações tão objetivas. Tenho certeza de que vou permanecer na "Cidade do Bem Estar", bendita internet!

Vicente Rodrigues de Almeida - paciente

"Sou Personal Trainer, já vivenciei esse mapa da dor, inclusive fica aqui meu agradecimento imenso por esse trabalho, o qual fui apresentado por uma amiga. O trabalho dela com o Mapa me ajudou muito na dor que eu tinha na lombar, para a ansiedade e para me tirar de um início de depressão!"

Denis Morasi - Personal Trainer

João Maria

Rodrigo Rizzo

Rodrigo Rizzo é um dos maiores especialistas em comunicação para o manejo da dor do Brasil. Atualmente ele se denomina "guia" para a "cidade do bem estar" e tem formado outros "guias" em todo o mundo. Apresenta reconhecimento mundial dos maiores pesquisadores em dor e hipnose clínica do mundo. Foi o primeiro pesquisador do mundo a associar a educação moderna em dor e hipnose clínica. Seu objetivo é pesquisar e desenvolver maneiras mais eficientes de tratar a dor crônica. Rodrigo Rizzo acredita que os conhecimentos modernos sobre dor e estratégias de comunicação efetiva podem ampliar de forma marcante os efeitos das intervenções. Ele acredita que esses conhecimentos devem estar disponíveis para a um número maior de pessoas, pesquisadores e profissionais da saúde.
Feito com