Parto sem dor! É possível?

Post 49 of 100
auto hipnose no parto

O uso da hipnose é comprovado cientificamente como um método eficaz para alivio da dor, redução do medo e ansiedade em vários contextos, como no parto. Para você ter uma ideia, o sistema público de saúde britânico (NHS) está realizando pesquisas com a hipnose antes e/ou durante partos com o objetivo de aumentar o número de partos normais e deixar a experiência mais confortável.

A experiência de ter um filho é fantástica! A maioria das mulheres sonha em um dia cuidar, brincar, ensinar e aprender com seu filho. Sendo a gravidez desejada ou não, é hora de passar por algumas mudanças e curtir o momento porque passa mais rápido do que se imagina. Algumas mulheres sentem saudades e outras já até esqueceram as partes difíceis desse momento.

Como tudo na vida é feito de opostos, a preocupação com a gestação e as possíveis dores relacionadas ao parto também estão presentes na vida de uma bela mulher grávida. Muitas vezes tornando o passar do tempo mais lento e difícil. Algumas mulheres vão escolher o parto cesariana, outras podem tentar o parto normal. Mas o medo do que vai acontecer e da dor do parto, pode tornar a experiência pouco menos agradável. Por isso existem técnicas auxiliares para passar por esse momento especial da maneira mais segura e agradável. Mas antes vou explicar as particularidades de uma dor do parto:

1-É uma dor intermitente. Vem com a contração, começando de leve e aumentando, até atingir um pico. Então começa a diminuir, diminuir e desaparece completamente. No intervalo entre as contrações não há dor. É como se nada tivesse acontecido por alguns minutos.

2- A intensidade da dor do parto varia de mulher para mulher e de gestação para gestação de acordo com diversos fatores: limiar individual, grau de relaxamento, intimidade com o ambiente, apoio de familiares e profissionais, preparação entre outros. O medo e as crenças erradas sobre o parto parecem ser os principais fatores que amplificam a experiência da dor.

3- A dor do parto é “esquecida” porque nesse momento algumas substâncias produzidas e liberadas pelo nosso corpo inteligente enfraquece a consolidação de experiências desconfortáveis. Isso é importante para que as mulheres não fiquem traumatizadas para um momento importante e especial que garante a continuidade da espécie humana.

Uma das estratégias mais eficazes para aliviar a dor do parto e tornar a experiência ainda mais fantástica é a hipnose. Hipnose é um estado NATURAL de consciência que entramos e saímos várias vezes ao longo do dia. É um estado também ESPECIAL de consciência porque podemos ficar com a atenção focalizada somente nas sensações, nos pensamentos e emoções confortáveis da experiência.

O uso da hipnose é comprovado cientificamente como um método eficaz para alivio da dor, redução do medo e ansiedade em vários contextos como no parto. Para você ter uma idéia, o sistema público de saúde britânico (NHS) está realizando pesquisas com a hipnose antes ou/e durante partos com o objetivo de aumentar o número de partos normais e deixar a experiência mais confortável.

Também é comprovado que a redução do medo e ansiedade através da hipnose, reduz a necessidade de dosagens altas de anestesia. Então mesmo com anestesia, é interessante a mulher utilizar algumas técnicas para potencializar os efeitos analgésicos.

Algumas sessões de hipnose podem ser feitas semanas antes do parto para preparar a mulher para o grande dia. A mulher aprende a fazer auto-hipnose para manter-se tranquila, relaxada e confiante.

A grande tendência atual da saúde é unir os conhecimentos físicos, psicológicos e emocionais para aumentar os resultados positivos e evitar possíveis sensações desconfortáveis. Então fique calma, informe-se sobre os procedimentos com seu médico e se prepare positivamente para essa experiência.

 Boa sorte mamãe!

Este artigo foi publicado por Rodrigo Rizzo

Rodrigo Rizzo percorreu por anos a “cidade da dor persistente”. Conseguiu sair desse ciclo de sofrimento e vem ajudando centenas de pessoas a sair desse local em direção ao bem-estar. É fisioterapeuta e hipnoterapeuta com formação nacional e internacional em diversas abordagens para a prevenção e tratamento de dores crônicas.

Menu