Envelhecimento: Qual é a sua idade de verdade?

Envelhecimento: Qual é a sua idade de verdade?

Normalmente, pessoas acima dos 30 anos já são capazes de perceber sinais de envelhecimento! Talvez a pele diferente, um cansaço ou rigidez ao acordar ou a presença de algumas doenças com mais facilidade. Imagine que todos nós vivemos na “cidade da jovialidade”. Ao longo do tempo vamos saindo dessa cidade. Pesquisas recentes mostram que começamos a sair da cidade da jovialidade a partir dos 25 anos de idade! Diferentes taxas de envelhecimento podem ser detectadas logo em meados dos 20 anos! Como seria se pudéssemos perceber os sinais que mostram que estamos nos distanciando da “cidade da jovialidade”? Seria ótimo porque poderíamos fazer alguma coisa para retornar desfrutar de todas as maravilhas da jovialidade!

Pesquisa
Um estudo publicado em 2015 na revista da Academia Nacional Americana de Ciências, a “PNAS”, avaliou 954 pessoas nascidas com 26 anos de idade e as acompanharam até completarem 38 anos. Os pesquisadores analisaram a função do rim, fígado, pulmão, a higiene bucal, os vasos sanguíneos dos olhos, equilíbrio, coordenação, metabolismo e a função do sistema imunológico dos voluntários por 12 anos!

Resultado
Apesar das pessoas tivessem a mesma idade, após 12 anos da primeira avaliação alguns estavam com as funções corporais mais envelhecidas do que outros. Mostrando que a idade cronológica pode ser diferente da idade biológica! O mais interessante é que as pessoas que envelheceram mais rapidamente apresentavam sinais de mais envelhecimento já com 26 anos de idade! Ou seja, se soubesse que estavam envelhecendo mais rápido poderiam reverter a situação!

A maioria das pessoas no grupo estava envelhecendo à taxa esperada de um ano biológico por ano cronológico, ou até menos. No entanto alguns foram envelhecendo numa proporção de três anos biológicos por ano cronológico. Ou seja, com 27 anos cronológicos, apresentavam envelhecimentos de uma pessoa de 30 anos, aos 28 anos estavam envelhecidos como uma pessoa de 33 anos e assim sucessivamente. Aos 38 anos alguns podiam estar mais envelhecidos do que uma pessoa de 60 anos! Nesse caso, um filho pode ser mais velho biologicamente do que seu pai!

Alguém pode pensar que a velocidade que saímos da “cidade da jovialidade” depende das características genéticas. No entanto, pesquisas anteriores mostraram que os genes representam apenas 20% do envelhecimento, deixando o restante para hábitos de saúde e ao meio ambiente. Isso mostra que realmente podemos fazer algo para estar mais próximos da jovialidade e da saúde mesmo com o passar dos anos – afirma o fisioterapeuta Rodrigo Rizzo (institutodomovimento.com.br e mapadador.com.br)
Movimento, sociabilização, humor e alimentação devem nos acompanhar ao.longo da vida. Os profissionais da saude e educadores físicos são como guias para conduzirem as pessoas o mais próximo dessa cidade da jovialidade – afirma Rizzo.

Referencia: Quantification of biological aging in young adults Proc Natl Acad Sci U S A. 2015 Jul 28;112(30):E4104-10. doi: 10.1073/pnas.1506264112. Epub 2015 Jul 6.

Deixe uma Resposta.

Você deve estar logado para postar um comentário.

Últimas Postagens

Onde estamos

Rua Jorge Augusto, 668 - São Paulo/SP
Celular: (11) 99303-2792
Website: http://mapadador.com.br
Email: contato@mapadador.com.br