Comunicação Hipnótica para o Alivio da Dor

Comunicação Hipnótica para o Alivio da Dor

Os participantes não precisam ter conhecimento prévio sobre hipnose porque as informações básicas serão ensinadas no curso. Técnicas avançadas também serão abordadas!

A ciência do estudo da dor está evoluindo como nunca nos últimos anos. Sabemos que qualquer dor acontece no cérebro! Após descartar qualquer causa anatômica, biomecânica e orgânica, sabemos que a dor persiste por alterações no sistema nervoso. Estudos recentes demonstram que o sistema nervoso é influenciado por aspectos biológicos, psicológicos e sociais. No entanto os profissionais que lidam com pessoas com dor têm dificuldade de acessar o sistema nervoso para amenizar a experiência da dor de uma pessoa.

Através da experiência clinica e de estudos neurofisiológicos, é possível acessar o sistema nervoso através da comunicação hipnótica. Esse tipo de comunicação pode ser utilizada como a ferramenta básica para qualquer tipo de educação ou estratégia de modificação psicossocial necessária. Nesse curso exclusivo, os participantes vão conhecer de forma mais profunda os fatores comportamentais, psicológicos e sociais envolvidos em pessoas com dor aguda ou crônica. Vão entender como uma dor aguda transforma-se em crônica. Serão treinados à identificarem os fatores comportamentais, psicolólgicos e sociais que podem aumentar ou reduzir a experiência de uma dor. E vão aprender como abordar cada um desses fatores com a ferramenta do Mapa da Dor.

Após esse curso, os participantes estarão aptos a participarem do curso de Comunicação Hipnótica Avançada para o Manejo da Dor, em que diversas estratégias hipnóticas para o alivio da dor serão ensinadas, demonstradas e treinadas.

Objetivo do curso

Oferecer aos participantes informações modernas sobre dor trazidas da neurociência.

Preparar os profissionais da saúde para identificar fatores comportamentais, psicológicos e sociais que influenciam a dor;

Oferecer uma ferramenta baseada nos princípios da hipnose, conhecimentos modernos sobre dor e conhecimento moderno sobre educação para o manejo da dor através da comunicação.

Oferecer diversas técnicas hipnóticas dentro baseada no raciocínio clinico do Mapa da Dor.

Conteúdo do curso

– Aspectos históricos relacionados à dor;

– Realidade social em lidar com a dor;

– Neurofisiologia da dor;

– Fatores comportamentais, psicológicos e sociais relacionados ao aparecimento e a persistência de uma dor;

– Capacidades mentais desconhecidas ou desvalorizadas que podem ser usadas pela comunicação hipnótica para aliviar a dor (mudança do local da sensação, mudança das características da sensação, colocar-se no lugar dos outros e de objetos; esquecer-se; dissociação entre mente e corpo; dissociação entre sensação e emoção, e outras);

– Estratégia para tornar o cérebro mais receptivo à mudança psicológica – Induções hipnóticas;

– Estratégias para reduzir a experiência da dor através da comunicação – Mapa da Dor e algumas abordagens hipnóticas para o manejo da dor.

Ministrante

Rodrigo Rizzo possui graduação em Fisioterapia e foi colaborador e pesquisador do Grupo de Dor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) por 5 anos. Tem formação nacional e internacional em diversas abordagens terapêuticas voltadas ao tratamento e prevenção da dor crônica ou persistente. Estudou Hipnose Ericksoniana com Dr. Stephen Paul Adler, Ernest Rossi, Beth Erickson, Steve Guiligan, entre outros. Obteve certificações internacionais de hipnólogo e hipnoterapeuta aprovadas pela American Concil of Hipnotist Examiners, em São Francisco – California (EUA), e pelo ACT Institute, em São Paulo. Participou durante alguns anos do Departamento de Ciências Fisiológicas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É membro da International Association for the Study of Pain (IASP), atualmente, realiza atendimentos no Instituto do Movimento e Prevenção da Dor, em São Paulo. Idealizador do “Mapa da Dor” – Uma nova maneira de pensar a dor”  (www.MapaDaDor.com.br). Realiza seu mestrado na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) estudando o efeito da hipnose associada a educação sobre neurofisiologia da dor em pacientes com dor crônica. Mais informações na plataforma lattes – http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4202271H6

Público alvo

Profissionais que lidam com pessoas com dor (fisioterapeutas, médicos, psicólogos, farmacêuticos, biomédicos, educadores físicos, enfermeiros, técnicos em  enfermagem, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, nutricionistas e outros). Acadêmicos das mesmas áreas citadas acima que tenham interesse em dor ou hipnose.

Data

São Paulo – SP

Dia 24 e 25 de setembro de 2016 – Organização: ACT Institute (http://actinstitute.org/agenda2015/)

Caso queira organizar o curso em sua cidade, entre em contato: (11) 993032792 ou rodrigorizzo@mapadador.com.br

Carga horária: 18 horas

Investimento

entre em contato com o organizador: (11) 5904-1430 http://actinstitute.org 

Local

Rua Bagé, 258, Vila Mariana (SP)

Mais informações

rodrigorizzo@mapadador.com.br  ou (11) 5904-1430

Últimas Postagens

Onde estamos

Rua Jorge Augusto, 668 - São Paulo/SP
Celular: (11) 99303-2792
Website: http://mapadador.com.br
Email: contato@mapadador.com.br