Público alvo:
Qualquer pessoa, seja profissional da saúde ou não, está autorizado a participar do curso. A diversidade de profissionais torna o treinamento ainda mais interessante porque o grupo tem a oportunidade de entrar em contato com diferentes maneiras de pensar a dor.
O que você vai aprender?
Todos os profissionais serão atualizados sobre as novas evidências que mostram como as pessoas transitam de uma dor aguda para crônica. Conseguirão identificar, através de uma conversação e por questionários específicos, os principais fatores que podem amplificar ou aliviar a experiência da dor do paciente. Vão ser capazes de induzir uma pessoa ou um grupo de pessoas a um estado de maior receptividade a sugestões (indução hipnótica). Conseguirão escolher e formular sugestões hipnóticas efetivas para alterar diferentes dimensões da dor. Receberão e praticarão inúmeras sugestões hipnóticas para o alivio da dor com supervisão de Rodrigo Rizzo. Poderão se voluntariar ou acompanhar demonstrações de intervenções reais de hipnose no alivio da dor. Vamos discutir e exemplificar as diferentes possibilidades de adaptar a intervenção em diferentes contextos. Abaixo estão alguns exemplos especificos do que profissionais de diferentes área poderão beneficiar-se com o curso:
Médico
Conhecerá estratégias de comunicação eficientes para passar o diagnóstico e prognóstico ao paciente. Desenvolverá recursos de comunicação hipnótica para aumentar o vínculo do paciente com o profissional e aumentar as chances de comprometimento as recomendações propostas. Aprenderá uma nova ferramenta terapêutica que pode ser combinada com qualquer outra intervenção disponível para aumentar os efeitos do tratamento medicamentoso, da acupuntura ou de qualquer outra abordagem.
Psicólogo
Conseguirá identificar as crenças adquiridas na história do paciente que dificultam sua recuperação. Desenvolverá mais recursos de comunicação para abordar as crenças e reduzir a dor do paciente. Aprenderá a comunicação hipnótica que pode aumentar os efeitos da terapia cognitiva comportamental para o alívio da dor (baseado em evidências científicas atuais que serão mostradas no curso).
Dentista
Terá noção de como produzir analgesia no paciente e facilitar os procedimentos odontológicos. Aprenderá a comunicação hipnótica que pode aliviar a dor crônica dos pacientes e reduzir o medo dos procedimentos odontológicos.
Fisioterapeuta
Aprenderá a comunicação hipnótica que pode aumentar os efeitos de algumas intervenções fisioterapêuticas para o alívio da dor (baseado em evidências científicas atuais que serão mostradas no curso). Será capaz de entender mais profundamente a neurociência da dor e educar os pacientes com dor. Dará um passo além da educação sobre neurofisiologia da dor. Conseguirá combinar a educação sobre dor ou outras intervenções com a comunicação hipnótica. Rodrigo Rizzo realizou recentemente (2017) um ensaio controlado aleatorizado que mostrou que a comunicação hipnótica aumenta os efeitos da educação moderna sobre dor.
Enfermeiro
Saberá como utilizar a comunicação hipnótica para proporcionar mais conforto aos pacientes que passam por procedimentos dolorosos. Conseguirão utilizar os conhecimentos em pacientes hospitalizados.
Hipnoterapeutas
Aprenderão como escolher as melhores sugestões hipnóticas de acordo com o perfil do paciente. Receberão novas maneiras de induzir o transe e opções de sugestões que eliciam diferentes capacidades hipnóticas como: analgesia, distorção do tempo, dissociação, amnesia, sugestões pós hipnóticas, dar vida as coisas, se colocar no lugar dos outros entre outras. Aprenderá conduzir uma intervenção completa em ambiente clínico.